segunda-feira, 5 de março de 2012

Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus

Projeto :Crescendo Com a cidadania

APRESENTAÇÃO

A construção de uma nova prática pedagógica está diretamente ligada à concepção de mundo e suas necessidades, de homem e de conhecimento que fundamenta as relações cotidianas. Repensar essa prática a realidade como referência significa criar um movimento constante de construção tendo, adaptação, comportamento, consciência e ações.

É necessário, portanto, compreender a função social da escola para propiciar ao aluno a compreensão do que é ser cidadão.

Ser cidadão é ter consciência de que é sujeito de direitos. Direitos à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade, enfim, direitos civis, políticos e sociais. Mas este é um dos lados da moeda. Cidadania pressupõe também deveres. O cidadão tem de ser consciente das suas responsabilidades enquanto parte integrante de um grande organismo que é a coletividade, cujo bom funcionamento todos têm de dar sua parcela de contribuição. Somente assim se chega ao objetivo final, coletivo: a justiça em seu sentido mais amplo, ou seja, o bem comum.

“A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social”[1]   ( Dalmo Dallari)

                                                         
Pretendemos de forma interdisciplinar, proporcionar reflexões sobre direitos, deveres e valores capazes de garantir verdadeiramente a construção de uma sociedade mais justa, solidária e conscientes começando com alunos, professores e familiares dentro do contexto escolar.


[1][1] DALLARI, D.A. Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Moderna, 1998. p.14


JUSTIFICATIVA

A construção de um mundo melhor passa necessariamente pelos bancos escolares; acreditando que a escola poderá ser o lócus do desenvolvimento de todas as atividades que envolvem direitos e deveres, levando os educandos a inserir-se no mundo da cidadania construindo seres  críticos, que saiba posicionar-se diante dos desafios propostos e use essa competência para conduzir as questões do seu cotidiano.
A história da cidadania confunde-se em muito com a história das lutas pelos direitos humanos. A cidadania esteve e está em permanente construção; é um referencial de conquista da humanidade, através daqueles que sempre buscam mais direitos, maior liberdade, melhores garantias individuais e coletivas.

OBJETIVO GERAL

Desenvolver atitudes de conhecimento e valorização de ser cidadão, compreender que nossas escolhas e posturas diante da vida afetam não apenas a nós mesmos, mas também a vida de outras pessoas, da comunidade. Assim como as atitudes das outras pessoas também nos afetam.

                                                          
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Conscientizar que ser cidadão é perceber que fazemos parte do mundo. Nossas escolhas e posturas diante da vida  afetam não apenas a nós mesmos, mas também a vida de outras pessoas, da comunidade. Assim como as atitudes das outras pessoas também nos afetam.
  2. Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civil e social, adotando no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
  3. Desenvolver ações culturais, sociais e desportivas que fortaleçam os vínculos entre a comunidade e a escola.
  4.  Melhoria das relações interpessoais dentro da escola promovendo a  qualidade de vida;
  5. Compreender as relações entre a sociedade e a natureza e como ocorre essa apropriação.
  6. Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver junto e aprender a ser um cidadão consciente e transmissor da importância do relacionamento homem/natureza;
  7. Favorecer a participação ativa de todos os alunos, especialmente aqueles com maiores dificuldades;
  8. Identificar problemáticas do cotidiano que possam ser estudadas em dimensões maiores;
  9.  Participar juntamente com outras escolas do projeto desenvolvido pela secretaria de educação “Meu município tem historia”. Atuar no projeto federal “Saúde na Escola”.
  10.  Participar de forma atuante no projeto da indústria do conhecimento  Ler e Criar é só começar a importância da leitura na primeira infância.

CONTEÚDOS PREVISTOS

  1. Tipos de textos;
  2. Produção de textos;
  3. Ortografia e Gramática;
  4. Situação Problema envolvendo as quatro operações;
  5. Orientação Sexual
  6. Corpo Humano;
  7. Tratamento da Informação
  8. País Estado, Município e comunidade.;
  9. O município de Nova Olímpia;
  10. Família;
  11. Os direitos Humanos
  12. Ética
  13. Meio Ambiente
  
HABILIDADES À SEREM DESENVOLVIDAS

  1. Ler de forma independente diferente tipos de textos.
  2. Produzir textos relacionando certas palavras ou as substituindo por pronomes.
  3. Manifestar sentimentos positivos em relação a família e à escola.
  4. Conhecer os direitos e deveres da criança.
  5. Desenvolver atitudes de solidariedade e respeito.
  6. Assimilar a família cristã apenas atitudes de generosidade.
  7. Reconhecer na família a base para fortalecimento da sociedade.
  8. Conceituar e promover cidadania.
  9. Reconhecer e respeitar o próximo nas suas diferenças.
  10. Trabalhar a formação social do educando no meio em que vive.
  11. Perceber a importância  de conviver e obedecer regras.
  12. Dramatizar pequenas peças.
  13. Declamar pequenas poesias.
  14. Desenvolver atitudes de prevenção;
  15. Compreender a importância de ações preventivas;;
  16. Discernir o problema, conscientizando a comunidade escolar.

METODOLOGIA

O projeto será desenvolvido com os alunos das diferentes faixas etárias, as atividades e conteúdos serão adequados para cada ano de ensino.
No decorrer do ano letivo 2012, a Escola Municipal de Educação Básica Sagrado Coração de Jesus terá como foco de trabalho questões sobre a promoção da cidadania.
O Corpo Docente e Discente será agente disseminador do projeto, através de produção de textos, murais, cartazes, palestras, faixas, jograis, paródias, pesquisas, dramatizações, concursos e aulas de campo.
Serão mantidas parcerias com órgãos e entidades envolvidas com o tema objetivando a busca de soluções aos problemas detectados na comunidade.


AÇÕES        

  1. Elaboração de panfletos;
  2. Palestras ( projeto saúde na escola)
  3. Dramatizações;
  4. Vídeos;
  5. Concursos de frases, produção de textos, cartazes e desenhos;(projeto Meu município tem historia”
  6. Elaboração de textos coletivos;
  7. Pesquisa de textos informativos;
  8. Atividades Interdisciplinares;
  9. Visita ao DAE;
  10. Visita ao córrego São João;
  11. Visitas mensais a biblioteca municipal e Indústria do conhecimento.( projeto Ler e Criar é só começar, a importância da leitura na primeira infância.)
   
CULMINÂNCIA

Será realizado através de exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos, dramatização, palestras, vídeo, paródias, dinâmicas e brincadeiras.


AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

 A avaliação será contínua e diagnostica levando em conta a participação, assiduidade, interesse, observação, capricho, solidariedade, produtividade e comportamento do aluno. Através destas observações o professor promova intervenções no processo de aprendizagem.
                                                      

BIBLIOGRAFIA

DALLARI, D. A. Direitos Humanos e Cidadania. 1.ed. São Paulo: Moderna, 1998.
PCNs –Temas Transversais