Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus
Projeto :Crescendo Com a cidadania
APRESENTAÇÃO
A construção de uma nova prática pedagógica está diretamente ligada à concepção de mundo e suas necessidades, de homem e de conhecimento que fundamenta as relações cotidianas. Repensar essa prática a realidade como referência significa criar um movimento constante de construção tendo, adaptação, comportamento, consciência e ações.
É necessário, portanto, compreender a função social da escola para propiciar ao aluno a compreensão do que é ser cidadão.
Ser cidadão é ter consciência de que é sujeito de direitos. Direitos à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade, enfim, direitos civis, políticos e sociais. Mas este é um dos lados da moeda. Cidadania pressupõe também deveres. O cidadão tem de ser consciente das suas responsabilidades enquanto parte integrante de um grande organismo que é a coletividade, cujo bom funcionamento todos têm de dar sua parcela de contribuição. Somente assim se chega ao objetivo final, coletivo: a justiça em seu sentido mais amplo, ou seja, o bem comum.
“A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social”[1] ( Dalmo Dallari)
JUSTIFICATIVA
A construção de um mundo melhor passa necessariamente pelos bancos escolares; acreditando que a escola poderá ser o lócus do desenvolvimento de todas as atividades que envolvem direitos e deveres, levando os educandos a inserir-se no mundo da cidadania construindo seres críticos, que saiba posicionar-se diante dos desafios propostos e use essa competência para conduzir as questões do seu cotidiano.
A história da cidadania confunde-se em muito com a história das lutas pelos direitos humanos. A cidadania esteve e está em permanente construção; é um referencial de conquista da humanidade, através daqueles que sempre buscam mais direitos, maior liberdade, melhores garantias individuais e coletivas.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver atitudes de conhecimento e valorização de ser cidadão, compreender que nossas escolhas e posturas diante da vida afetam não apenas a nós mesmos, mas também a vida de outras pessoas, da comunidade. Assim como as atitudes das outras pessoas também nos afetam.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conscientizar que ser cidadão é perceber que fazemos parte do mundo. Nossas escolhas e posturas diante da vida afetam não apenas a nós mesmos, mas também a vida de outras pessoas, da comunidade. Assim como as atitudes das outras pessoas também nos afetam.
- Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civil e social, adotando no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
- Desenvolver ações culturais, sociais e desportivas que fortaleçam os vínculos entre a comunidade e a escola.
- Melhoria das relações interpessoais dentro da escola promovendo a qualidade de vida;
- Compreender as relações entre a sociedade e a natureza e como ocorre essa apropriação.
- Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver junto e aprender a ser um cidadão consciente e transmissor da importância do relacionamento homem/natureza;
- Favorecer a participação ativa de todos os alunos, especialmente aqueles com maiores dificuldades;
- Identificar problemáticas do cotidiano que possam ser estudadas em dimensões maiores;
- Participar juntamente com outras escolas do projeto desenvolvido pela secretaria de educação “Meu município tem historia”. Atuar no projeto federal “Saúde na Escola”.
- Participar de forma atuante no projeto da indústria do conhecimento Ler e Criar é só começar a importância da leitura na primeira infância.
CONTEÚDOS PREVISTOS
- Tipos de textos;
- Produção de textos;
- Ortografia e Gramática;
- Situação Problema envolvendo as quatro operações;
- Orientação Sexual
- Corpo Humano;
- Tratamento da Informação
- País Estado, Município e comunidade.;
- O município de Nova Olímpia;
- Família;
- Os direitos Humanos
- Ética
- Meio Ambiente
HABILIDADES À SEREM DESENVOLVIDAS
- Ler de forma independente diferente tipos de textos.
- Produzir textos relacionando certas palavras ou as substituindo por pronomes.
- Manifestar sentimentos positivos em relação a família e à escola.
- Conhecer os direitos e deveres da criança.
- Desenvolver atitudes de solidariedade e respeito.
- Assimilar a família cristã apenas atitudes de generosidade.
- Reconhecer na família a base para fortalecimento da sociedade.
- Conceituar e promover cidadania.
- Reconhecer e respeitar o próximo nas suas diferenças.
- Trabalhar a formação social do educando no meio em que vive.
- Perceber a importância de conviver e obedecer regras.
- Dramatizar pequenas peças.
- Declamar pequenas poesias.
- Desenvolver atitudes de prevenção;
- Compreender a importância de ações preventivas;;
- Discernir o problema, conscientizando a comunidade escolar.
METODOLOGIA
O projeto será desenvolvido com os alunos das diferentes faixas etárias, as atividades e conteúdos serão adequados para cada ano de ensino.
No decorrer do ano letivo 2012, a Escola Municipal de Educação Básica Sagrado Coração de Jesus terá como foco de trabalho questões sobre a promoção da cidadania.
O Corpo Docente e Discente será agente disseminador do projeto, através de produção de textos, murais, cartazes, palestras, faixas, jograis, paródias, pesquisas, dramatizações, concursos e aulas de campo.
Serão mantidas parcerias com órgãos e entidades envolvidas com o tema objetivando a busca de soluções aos problemas detectados na comunidade.
AÇÕES
- Elaboração de panfletos;
- Palestras ( projeto saúde na escola)
- Dramatizações;
- Vídeos;
- Concursos de frases, produção de textos, cartazes e desenhos;(projeto Meu município tem historia”
- Elaboração de textos coletivos;
- Pesquisa de textos informativos;
- Atividades Interdisciplinares;
- Visita ao DAE;
- Visita ao córrego São João;
- Visitas mensais a biblioteca municipal e Indústria do conhecimento.( projeto Ler e Criar é só começar, a importância da leitura na primeira infância.)
CULMINÂNCIA
Será realizado através de exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos, dramatização, palestras, vídeo, paródias, dinâmicas e brincadeiras.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
A avaliação será contínua e diagnostica levando em conta a participação, assiduidade, interesse, observação, capricho, solidariedade, produtividade e comportamento do aluno. Através destas observações o professor promova intervenções no processo de aprendizagem.
BIBLIOGRAFIA
DALLARI, D. A. Direitos Humanos e Cidadania. 1.ed. São Paulo: Moderna, 1998.
PCNs –Temas Transversais